Blog do Núcleo de Audiovisual de Santana do Livramento/RS

26 de junho de 2010

Começa a Oficina de Audiovisual 2010




Começou hoje, nas dependencias do SENAC - Livramento, a Oficina de Audiovisual 2010. Serão quatro encontros, onde os alunos terão aulas sobre História do Cinema, Roteiro e Linguagem Cinematográfica.
No primeiro dia da Oficina, os alunos conheceram os primordios do Cinema, souberam um pouco sobre o Nascimento do Cinema, os Irmãos Lumiere e Georges Méliès.
A Oficina de Audiovisual é promovida pelo NAS e pela Secretária de Cultura, Esporte e Lazer de Santana do Livramento e conta com o apoio do SENAC.



Alunos da Oficina de Audiovisual 2010, durante exercício.


23 de junho de 2010

Oficina de Audiovisual 2009

Em Setembro de 2009, teve inicio as aulas da Oficina de Audiovisual, para os 10 autores dos vídeos do Concurso Escolar de Vídeos em Celular.
Nas aulas, os alunos tiveram noções sobre História do Cinema, Linguagem Cinematográfica e produção de vídeos na atualidade. Os alunos também tiveram a oportunidade de entrar em contato com pessoas da área de Cinema e Audiovisual da cidade, que contaram sobre sua experiência no meio Cinematográfico.
As atividades da Oficina encerraram em Dezembro de 2009 e alguns alunos da mesma se engajaram na construção do Núcleo de Audiovisual Santanense.


Alunos da Oficina construindo uma "Camera escura"


Aula com convidado especial

7 de maio de 2010

O Concurso Escolar de Vídeo de Celular



No ano de 2009, a Secretária Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, de Santana do Livramento, promoveu o I Concurso Escolar de Vídeos em Celular - Santana do Livramento: 200 anos.
A proposta era que os alunos das escolas da cidade se mobilizassem na gravação de vídeos feitos com o celular, onde mostrassem e contassem um pouco da história de 10 pontos culturais e turisticos da cidade.
Foram recebidos um total de 22 vídeos, produzidos pelos alunos com o celular. Um grupo de jurados, julgou os vídeos enviados e os autores dos 10 melhores vídeos foram selecionados para participar de uma Oficina de Audiovisual, que seria o "pontapé" inicial para a criação do NAS.
A revelação do resultado do Concurso, aconteceu no dia 28 de Agosto, nas dependencias do Cinema Internacional, onde foi anunciado como vencedor o vídeo do aluno Carlos Augusto Nascimento Nunes, da E.E.E.M. Nossa Senhora do Livramento, que foi contemplado com uma viagem para a Bienal do Mercosul, assim como o 2º e o 3º lugar do Concurso.

No dia da divulgação do vencedor, no Cinema Internacional

Os ganhadores da viagem para a Bienal